Horário - 28 Setembro, 10.00 – 13.00.
Facilitador - Leonor Isidoro, Rêverie
Convidada Especial - Luísa Janeirinho
Limite de Participantes - 6 a 15
15€ * Inclui experiência completa, bebida e petiscos.
Grátis para crianças até aos 6 anos.
Experiência Inserida nas Comemorações das Jornadas Europeias do Património.
A proposta para este encontro é sentir: sintonizarmos a nossa sagrada natureza líquida com o líquido sagrado da natureza e dar voz, outra voz, à água, fazendo emergir micro-estórias contidas neste património em viagem, que habita e dá nome ao nosso Planeta Azul! A água que aqui consagramos não é a de impacto dos grandes oceanos, mas a que habita nos “tecidos intersticiais da vida” e que resgata, na sua passagem, da nascente à foz, estórias simples e do quotidiano que estão presentes na vida de todos nós.
Vamos sentir e descobrir a comunicação que estabelece (como nos inspiram os animistas) e os sentimentos/emoções que desperta e guarda (como nos sugere Masaru Emoto) a estória da água (e das levadas) da Fonte Filipe.
(Luisa Janeirinho)
Biografia da Convidada: Membro da Comunidade Lusófona de Interpretação do Património. Os processos interpretativos do conhecimento no âmbito da educação e do património têm feito parte do meu percurso pessoal, profissional e de investigação/académico, nomeadamente o doutoramento em hermenêutica da educação e do património, a tese de mestrado, “dar voz aos objetos”, e o trabalho final de sociologia sobre os ofícios tradicionais locais e recolha de histórias de vida. Os fundamentos da interpretação do património e da educação patrimonial acompanham e estão presentes nos vários projetos com comunidades, assim como em atividades mais esporádicas, nomeadamente o programa da RDP Africa: “Museu do Mundo: Património em viagem”.
Inscrições até 24 de Setembro